terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quem iniciou errado esse processo?


Não é segredo que eu encrenco com aquele slogan “jogue o lixo no lixo”...

Hoje de meio dia eu tava pirando por causa disso mais uma vez...

Fiquei pensando que o problema é do primeiro desgraçado que jogou lixo no chão ao invés de jogar na lixeira, e que então teríamos que ir até os confins do mundo e quebrar de pau esse infame.
Mas se pensar bem, a gente teria que voltar tanto no tempo, que bem no fim chegaríamos à Adão e Eva, e não teria como dar lição de higiene e limpeza neles.

Aí cheguei à conclusão que, na verdade, o problema começou quando lançaram esse slogan. O certo seria eles terem passado por todos os lugares recolhendo todos os lixos que tinha no chão... Desde chicletes e bitucas de cigarro à sofás e geladeiras... Só que, imagino eu, não fizeram isso... Então, mesmo tendo um monte de lixo no chão, os idiotas lançam um slogan que manda você jogar o seu lixo no lixo... E, pra piorar, os demais idiotas, ao ver um lixo no chão, associam que podem jogar o seu lixo ali, juntando com o outro lixo que já havia sido jogado por um terceiro idiota.

Aí eu percebi que estava “viajando na maionese” demais, e parei de raciocinar sobre isso. Infelizmente não consigo chegar à uma conclusão, de se a culpa é de quem lançou o slogan sem recolher o lixo e sem pensar na porcaria de slogan que lançou, ou se é dos cidadãos que não entenderam ou gostam de “brincar” com a tiradinha...

E eu não disse que nunca tenha feito isso viu?! Já fiz isso sim, me envergonho, mas nessas horas eu digo que a culpa é do publicitário.

Mas afinal, qual o problema com a “lixeira”? Até procurei no Pai Google, pra ter certeza:

Lixeira é um repositório onde se armazena lixo temporariamente.
Lixeiro (ou gari) é o profissional da limpeza que trabalha exclusivamente com lixo assegurando a limpeza da via pública.
Lixo: expressão popular para resíduos sólidos, que são materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.

Sim, podem me chamar de chata, teimosa, implicante. Mas vocês tem que concordar que, segundo a lógica, jogar o lixo no lixo significa que você deve jogar o seu lixo onde outro lixo estiver. Se um relaxado jogar o lixo no chão, então eu posso me dar o direito de jogar o meu lixo no chão junto com o dele e ainda por cima não me achar relaxada, pois eu só estou seguindo o que mandaram fazer, que é “jogar o lixo no lixo”.

E tenho dito!

5 comentários:

  1. Grrrrrrr!
    É claro que vc tem razão com o slogam. E os "idiotas" não são exatamente crianças, como pode parecer. Tem adultos que simplesmente soltam o lixo no chão e pronto. Os incomodados que se mudem. Gostaria muito de perguntar como é a casa deles!

    ResponderExcluir
  2. Já que vc não entendeu, vou lhe explicar: na verdade o slogan não deve ser interpretado literalmente, mas sim subjetivamente.
    Quando o slogan diz: "jogar o lixo no lixo", ele está na verdade querendo dizer "jogar o lixo na lixeira", porém o autor utilizou-se da permissão poética para conseguir um efeito publicitário mais eficiente.
    De fato o autor está de parabéns, pois não estaríamos aqui falando sobre a frase dele se não tivesse sido um sucesso!

    ResponderExcluir
  3. E pode me chamar de chato, mas não se esqueça que dentro de um mês seremos dois chatos!
    hmha hahaha (risada diabólica aqui)

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkk Na verdade eu sei que o slogan é pra ser interpretado assim... Mas você concorda que se fosse: "LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA! COLABORE!" Não seria MUITO mais legal?! Diria a mesma coisa e não teria lugar pra piadinhas bestas e interpretações erradas... Quer dizer.. Não que eu ache que alguém não tenha entendido o slogan, mas que volta e meia a galera usa ele pra justificar o lixo que acabou de jogar no chão é fato!

    ResponderExcluir