domingo, 27 de novembro de 2011

Corrupção despercebida

Recebi um email outro dia que mexeu comigo. Demorei pra resolver o que fazer com ele, e resolvi agora escrever um post ao invés de encaminhar...
Intitulava-se “Brasileiro reclama de quê?”.
Citava várias corrupções que tratamos como se não fosse nada de mais.

Abaixo deixei algumas que tocaram mais profundamente a minha consciência:

1.        Coloca nome em trabalho que não fez;
2.        Coloca nome de colega que faltou em lista de presença;
3.        Fala no celular enquanto dirige;
4.        Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento;
5.        Viola a lei do silêncio;
6.        Dirige após consumir bebida alcoólica;
7.        Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota fiscal de 20;
8.        Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata;
9.        Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA;
10.     Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis... Como se isso não fosse roubo;
11.     Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha;
12.     Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve;

Depois dizia assim:
“E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza-se com o mensalão, o dinheiro na cueca, a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo, ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?”

Puxa. Não só pra mim, mas isso caiu como uma luva, não?! No mínimo os itens 1, 3, 6 e 8 são comuns de se ver e/ou fazer por aí.
E sobre os itens 9 e 11, pode até me dar vergonha, mas tenho que admitir que faço mesmo e que não pretendo mudar! Eu preferia sim que meus vales refeição/alimentação e etc viessem transferidinhos pra minha conta... Se não vem, fazer o quê? Vender e pagar as contas...

Mas enfim... Simplesmente esse email me calou. Espero que quem tenha lido ou tenha calado-se também, ou tenha moral pra continuar falando. Hipocrisia cansa.

Um comentário:

  1. Na verdade eu já havia recebido esse e-mail algumas vezes, portanto dessa vez nem reenviei.
    O conteúdo dele é a mais pura verdade, em todos os aspectos e, como diria o Boris Casoi - Isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir