terça-feira, 8 de novembro de 2011

Manifestações Dúbias

Gente, muita calma nessa hora. Não sou totalmente contra essa campanha do descaso do governo para com o Sistema Único de Saúde, que dizem ser precário (é, eu não conheço, nunca tive problemas (como já disse), então não sei de nada...).
O problema da campanha foi a forma agressiva e extremamente direta que utilizaram.
Eu aposto que a grande maioria das pessoas ao ver a campanha pensou mais no Lula do que no SUS. Mas olha, boto minha mão direita no fogo por essa opinião.
Tudo bem fazer uma campanha, mas esta ficou muito dúbia.
Compramos carro antes da casa. Compramos roupas antes da comida. Temos TV em casa mas o teto é de lona. É assim, não é?
Com o dinheiro da TV, do vestidinho da balada, do carro e inclusive da casa, não dava pra pagar a desgraça de um plano de saúde? Mas é que a gente só pensa no plano de saúde quando precisa dele. Você fica de boa sempre, “to nem aí, to nem aí” (como diz a música), aí quando descobre um câncer que precisa de tratamento caro se desespera e nessas horas começam as campanhas, pois ninguém lembra que você podia ter um plano de saúde pra se tratar no Sírio Libanês ao invés de ter um sobradinho, uma CRV na garagem e uma Petra trincando à te esperar.
Não, não quero ser tão drástica, só quero que alguém me entenda... Não sou contra essas campanhas... Dou a maior força e inclusive fico extremamente feliz da vida quando posso ajudar.
Por isso que digo: a campanha não é sem sentido, mas é dirigida e ofensiva demais.
Sim, realmente. Pagam pouco pros policiais, pros médicos e pros professores, mas nós vamos votar toda santa votação pra pagar milhões ao ano pra esses caras. A gente sabe que é assim, ninguém gosta (além dos favorecidos)... Eu fico muito indignada. Eu entendo perfeitamente o que quiseram dizer com a campanha: “LULA, faça seu tratamento pelo SUS”, mas eu entendo mais perfeitamente ainda que, no mínimo, uma boa parte dos aderentes pensou “numa outra coisa” antes de ficar indignado com o pouco caso com o SUS (e vocês sabem bem que outra coisa foi).
TODOS que vi contra a agressividade da campanha são pessoas que, assim como eu, já passaram por problemas parecidos e enxergaram a extrema malícia da campanha em primeiro lugar.
Vamos protestar em favor das pessoas que precisam realmente do SUS e que são prejudicadas pela escassez de recursos e etc, mas façamos isso de uma forma menos cruel.
Claro, “pelo certo” o governo deveria nos prover de educação de boa qualidade, saúde e etc... MAS, MAS e (novamente) MAS, não é assim, nunca foi e quem tentou ser assim não prosseguiu/evoluiu (posso citar a Polônia; União Soviética; Iugoslávia? E Cuba?). Novamente: aqui não é socialismo nem comunismo e é certeza que se tiver alguém que queira isso, são pouquíssimos. Capitalismo na veia. Queremos dinheiro e sempre mais.
Eu não estou contente e não sei o que fazer. Eu só trabalho, como, durmo, facebookeeio e leio. Ganho meu dinheiro, comprei meu carro financiado, moro num muquifo e adoro umas bijus, roupas e calçados. Então, simplesmente, eu não posso fazer parte DESSA campanha.
Quem tem moral e não se importa em ela ser sarcástica e cheia de ódio, OK. Tomara que dê certo. Tomara que o Lula se cure. Tomara que, se ele for fazer tratamento pelo SUS, dê tudo certo. Pois se alguma dessas coisas der errado, quero saber quem terá remorso ou não. Mas a primeira coisa que eu farei ao ver uma campanha de verdade será participar dela com toda força! Entendidos?
Exemplos:
·         “LULA, FAÇA SEU TRATAMENTO PELO SUS” (uma campanha contra o descaso do governo, para que os políticos sintam na pele o que fazem com seus eleitores);
·         “ESTA PESSOA QUER QUE O LULA FAÇA O TRATAMENTO PELO SUS;
·         GOVERNANTES, NÃO ESPEREM ACONTECER PRA TRATAR, QUEREMOS PREVENÇÃO JÁ!!!”.
·          “ESTA PESSOA É À FAVOR DE PREVENÇÃO JÁ!” = “tá vendo? Já pensou se você tivesse que se tratar pelo SUS? Agora que a água bateu na bunda vocês vão pensar mais em nós ou vai continuar essa droga de descaso?”
Melhor né?

4 comentários:

  1. Escrevi um comentário bem "massa", mas perdi. Vamos lá, começar de novo.
    Não sei aquem foi dirigida essa explicação toda, mas não posso deixar de dar meu pitaco.
    Isso que fizeram com o Lula não foi exatamente uma campanha, foi uma "reguada nos dedos" dele. Mas, claro, feita no momento mais errado possível.
    Também não uso o atendimento do SUS, exceto quando preciso levar um aluno que se machuca na escola, mas já precisei dele para minha mãe. E SEMPRE FUI MUITO BEM ATENDIDA. Mas também é verdade que nunca cheguei lá com quatro pedras na mão. Sempre os tratei com o mesmo respeito que espero receber em meu local de trabalho, que é a escola. Quando alguma coisa deixava dúvida se não poderia ser melhor, eu sempre pedia explicações, com todo o respeito.
    E, sim, (usando o teu estilo) nunca vi pessoas extremamente carentes fazendo campanha para a melhoria do atendimento, que dizem estar ruim. Assim como nunca os vi fazendo nada do tipo participar ativamente da sociedade, como sendo membro dos Conselhos Municipais (saúde, ação social, et.), ou das Associações de Bairro ou seja lá o que for. Assim como nunca os percebo fazendo alguma coisa para que seu barraco não seja alagado na próxima enchente. Eles ficam dentro do mesmo até que seja invadido pela água e então ficam reclamando que perderam tudo NOVAMENTE. Ora, se sabiam que perderiam, porque não saíram antes?
    Assim são eles. E a sociedade fica com peninha "das crianças" e doam tudo de novo, e mais uma vez, e fazem campanhas para ajudá-los (das quais os próprios não participam), e tudo recomeça na próxima chuva!
    Mas também, se não fossem eles, quem as madames iriam ajudar?
    É isso!

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi esta 'campanha' com agressividade, e no meu caso, não foi direcionada somente à pessoa do Lula. Seria assim com qualquer político. Eu preciso deixar claro que, como hipocondríaca que sou, me solidarizo demais com pessoas vítimas dessa doença ingrata. Acho a luta contra o cancer uma das coisas mais chocantes e desumanas pelas quais o ser humano pode passar. Digo isso de coração mesmo, e não importa se a pessoa é rica, pobre, se é político honesto ou corrupto. Só acho que, como líder político que é, e eles adoram enfiar o SUS goela abaixo na gente, deveria provar do Sistema. Todo mundo sabe que a maioria dos políticos rouba horrores, q pra vc achar um honesto ali no meio, é talvez mais fácil encontrar a própria cura do câncer, e dentre o montante que é roubado, boa parte seria destinada à saúde, às escolas, e a tanta coisa que faz tanta falta à população... que chega a ser revoltante. E por que logo num dos melhores hospitais do Brasil? Ele tinha plano de saúde neste hospital antes de ser presidente? Eu acho que não. Então, a impressão que dá é que enfiar o SUS nos outros é refresco. Minha família depende de SUS, e a gente sabe que ele pode melhorar e MUITO. Ou então deixassem de cobrar impostos relativos à saúde. Mas isso definitivamente não vai acontecer. Então a minha campanha tem motivo. Eu torço pelo Lula, jamais pelo câncer. Assim como torço pelos milhares de brasileiros que, tendo câncer, chegam às portas dos hospitais públicos em busca de socorro, e muitas vezes não conseguem atendimento, ou quando conseguem, o câncer já tomou de tal forma que a luta se torna vã. Não é estranho o presidente se tratando num verdadeiro oásis de primeiro mundo, enquanto o povo se amontoa num quarto mequetrefe de hospital, enquanto os médicos atendem multidões recebendo um salário mais ou menos, e enquanto mto morrem sem atendimento? Eu respeito quem pensar diferente, mas ainda acho que o Lula deveria se tratar no SUS. E que filho de político deveria ser matriculado em escola pública hehe... Bjs.

    ResponderExcluir
  3. E também concordo que as pessoas muitas vezes dão valor às coisas que na verdade não tem valor. Concordo que a gente tem de ter um plano de saúde, mas a gente já paga impostos pra isso. E o tanto que é cobrado de imposto no Brasil, não tem fim! Se tudo fosse revertido em benefício da população, nem plano de saúde a gente precisaria pagar. Se é pra todo mundo fazer plano, vamos fazer, mas sem pagar impostos tão altos. Vamos pagar escolas particulares, mas não se paga mais imposto revertidos para a Educação. E é bem verdade que a maioria do povo não está nem preocupado com os representantes que elegem, porque boa parte do povo também é corrupta e também se aproveita aqui e ali, em quantidades menores. Começa furando fila, jogando latinha de cerveja no chão. E termina roubando milhões.

    ResponderExcluir
  4. É, então... fazer a campanha blz, mas eles saíram do foco... também acho que o governo devia nos prover de saúde, educação e etc.. mas não é com campanhas assim que vamos melhorar o mundo... não sou contra as manifestações... sou contra a crueldade delas e a hipocrisia de quem não parou pra analisar bem certinho ela antes de compartilhar...

    ResponderExcluir