terça-feira, 30 de agosto de 2011

Manual "básico" para homens sobre sapatos femininos


Esse post foi, praticamente, construído pela minha amiga Carol, que (não quero nem saber pq começaram falar sobre isso) fez um manual básico para os homens entenderem do que se trata cada tipo de sapato feminino... Eu dei uma mexidinha básica, pra ficar a minha cara, hehehe, mas a idéia é dela.

Felizmente as mulheres possuem mais opções de sapato do que os homens, o que é muito bom. Aqui destacaremos todos os tipos de sapato (isso se não esquecermos de nada, óbvio). Veja a lista abaixo:

Scarpin – Esse é um sapato de várias formas e cores, um dos preferidos das mulheres, que pode ser utilizado em várias ocasiões, com muitos tipos de roupa. Detalhe: na frente e atrás ele é fechado. Não preciso dizer que, por favor, não saia falando “escarpín”, pois a pronuncia certa (ou pelo menos a pronuncia que é conhecida e usada pelas mulheres em geral) é “scarpãn”.




Scarpin Boneca -  é um sapato “igual” ao scarpin, porém tem uma tira com fivela, e então chamam de scarpin boneca (sei lá se é isso mesmo kkkkk)



Chanel – Ele é bem parecido com o Scarpin, porém um pouquinho mais baixo e discreto, mas faz muito sucesso. É recomendado para não ferir o calcanhar, já que é aberto na parte de trás.



Sapatilha – Elas podem ser com saltinhos ou sem. Combinam com (quase) tudo, podem ser utilizados tanto de dia como a noite e, dependendo da roupa, fica um arraso.



Sandálias – Esse é um sapato que não pode faltar no dia-a-dia de uma mulher, pois deixa os pés mais bonitos, delicados e elegantes. Há milhares de modelos. Você pode escolher qual combina mais com você (de preferência as mais confortáveis, claro). A sandália é aberta tanto atrás quanto na frente, podendo ter vários detalhes diferenciando uma da outra.




Tamanco – Eles podem ser altos, ou baixos. Eles são abertos na parte de trás, porém traz muita elegância. Podem ser um tanto desconfortáveis na hora de usar, e (comentário particular da Ana aqui) esses aí totalmente fechados na frente são horrorosos.




Tênis – Essencial para todos os dias, pois nem todas as mulheres conseguem ficar o dia todo com salto.




Peep Toe – Esses são sapatos fechados, mas são abertos na frente, geralmente aparecem os dedos (essa é a diferença da peep toe para o scarpin)





Bota – Existe de vários tamanhos modelos, é um calçado que não pode faltar no inverno.





Botina – sim, também existe versão de botina feminina, é super confortável, mas infelizmente, quase 100% delas são tão feias quanto as masculinas... Entretanto é uma boa dica para quem trabalha muito em pé, e uma alternativa mais social ao tênis.



Coturno – é um tipo de bota, porém muito mais resistente e quase sempre mais confortável, além de geralmente ser impermeável. Foi feito inicialmente pra uso militar, mas é muito utilizado por góticos, metaleiros, skinheads e etc... lá na galeria do rock tem vários modelos, porém não achei nenhum de boa qualidade, mas na Wikipédia diz que em lojas especializadas para roqueiros e/ou motociclistas é fácil de encontrar... alias, eu amo coturnos, eu tinha um excelente, mas usei tanto que furou, e aí não consegui achar outro decente...




Ankle Boot – Semelhante à bota, porém aberta na frente.




Mocassim Feminino – é social, chique e confortável. Geralmente é feito de couro.



Oxford - O Oxford é um sapato fechado, de amarrar. Pode ter salto ou não, e geralmente possui mais de uma cor. Ontem falaram que era horroroso, mas eu tenho um e acho que bonitinho, porém tenho que concordar que a maioria é estranha e difícil de combinar.




Chinelo – é o que todo mundo tem e usa. Não necessita explicação. Existem hoje em dia várias formas, cores, estampas e preços...



Papete – essa daí acho que é uma mistura de sandália com chinelo, ou seja, não sei definir... sendo o que for, acho feia.





Croc – na minha opinião, é horrível, mas é super confortável e está “na moda”. Custa uma fortuna. Outro dia eu até vi um modelo de croc, mais estilo sandália, que era bem bonito até, mas custava ainda uma fortuna maior que o outro modelo mais feio...



Galocha – é uma espécie de bota de borracha, que você pode usar pra limpar o chiqueiro, se ver livre de uma enchente, ou passear no shopping para que pessoas como eu fiquem olhando pra você com cara de nojo e pensando que você não tem a menor noção de ridículo.



Rasteirinha – é como se fosse um chinelo, mas é mais desconfortável e mais bonito (apesar que hoje em dia as havaianas da vida estão ganhando espaço no quesito “bonito”).


Particularmente falando, existem vários modelos que eu não sei em qual tipo de sapato que se encaixam, mas pra um manual "básico" essas informações servem...

3 comentários:

  1. Mocassin é sapato social??? Se o mocassin era utilizado pelo indios americanos! Que tal ir com ele para um casamento?
    Faltaram aqui o dockside, que parece com o oxford, porque tem cordões de amarrar, porém, é mais aberto na frente; e aquele parecido com o mocassin, porém, sem costuras "alinhavando para fora".

    ResponderExcluir
  2. Mocassin é sapato social??? Se o mocassin era utilizado pelo indios americanos! Que tal ir com ele para um casamento?
    Faltaram aqui o dockside, que parece com o oxford, porque tem cordões de amarrar, porém, é mais aberto na frente; e aquele parecido com o mocassin, porém, sem costuras "alinhavando para fora".

    ResponderExcluir