quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Receita de caldo de ervilha

Um tempo atrás eu pedi pra Taiza trazer de uma viagem internacional que ela fez um lápis delineador da MAC. Deu uma determinada quantia e eu arredondei o valor pra pagá-la. Depois combinamos que pra me "devolver" o troco, ela criaria uma receita de até 6 reais (que era o troco) e que um dia eu iria lá na casa dela provar...

Eu ainda não fui na casa dela (até porque acabei de voltar de férias), mas a receita está pronta me esperando.

Ela me mandou um e-mail com a receita, e como gosto muito do jeito que ela escreve, vou colar aqui e recortar uma ou outra parte, se precisar...

Achei que deve ser delicioso, apesar que o Alexandre, meu irmão, com certeza não vai experimentar.

Segue:
A idéia era criar um prato light com R$ 6,00. Foi um desafio, testei várias receitas antes de mandar esta, mas gostei, mesmo porque gosto de desafios. No começo foi complicado, mas depois surgiram outras idéias (...).

Esta receita não é uma criação minha, mas sim a adaptação de uma sopa/creme de ervilhas da qual eu gosto muito. Claro que me refiro à versão que leva bacon. Mas na dieta, alguns sacrifícios devem ser feitos, e eu fiquei meses sem sentir gosto de bacon, ai que sofrimento quando passava pelas praças de alimentação. Por outro lado, tomei este tipo de creme em algumas ocasiões, especialmente no inverno ou nos dias mais chuvosos. Delícia pra tomar vendo um filminho ou algo legal. Então vamos à receita:

Um pacote de 300 gramas de ervilhas congeladas. Comprei um saquinho por R$ 2,39. Pode-se usar as ervilhas em latinha, mas eu não aconselho, por conta dos conservantes. Me aconselharam a diminuir a quantidade de sódio que eu consumia no dia a dia, e usar produtos in natura é uma ótima opção pra quem topar a idéia.
Meia cebola média picada – uma cebola desse tamanho tem mais ou menos 100 gramas. Estava R$ 1,99 o quilo ontem.
100 gr - R$ 0,20
Um pimentão pequeno, ou metade de um médio, picado – aproximadamente 100 gramas. O preço de ontem foi R$ 2,95 o quilo.
100 gr - R$ 0,30

Para os croutons:
2 fatias de pão integral light. O preço é em torno de 4,50 o pacote com umas 16 fatias.
2 fatias = R$ 0,60
Orégano e azeite (quantidades descritas abaixo).

Das coisas que todo mundo tem (ou deveria ter) em casa:
Meia colher de chá de alho (ou mais, pra quem gosta); uma colher de chá de orégano; 1 colher de sopa de óleo; 1 colher de sopa de azeite; sal a gosto; pimenta a gosto. Olhando os preços, e calculando tudo o que eu usei, não deve passar de forma alguma de R$ 1,00.

Para a sopa:

Modo de preparo:
Colocar as ervilhas para cozinhar com 1 copo de água. Desligar o fogo quando estiverem macias e esperar que amornem, já que em seguida serão batidas no liquidificador  e pode ser perigoso de voar água quente para todo lado. Reserve.

Enquanto isso, pode-se adiantar os croutons: cortar em cubinhos ou partir com as mãos duas fatias de pão, salpicar com o azeite e uma parte do orégano, mexer bem, e levar ao forno para tostar.

Enquanto a gente fica de olho para que os croutons não virem cinza no forno, podemos refogar a cebola, o pimentão e o alho em um fio de óleo, mexendo bem para não queimar. Quando estiver pronto, adicionar o ‘suco de ervilhas’ que está no liquidificador, e deixar reduzir por algum tempo, acredito que uns 10 minutos são suficientes. Neste meio tempo, pode-se acertar o sal, acrescentar pimenta, e a outra parte do orégano. Quem quiser, pode adicionar salsa e cebolinha, mas atenção à quantidade, ou elas tirarão a ervilha de cena. O que não deixa de ser uma boa pra quem não suporta ervilha. (comentário da Ana: ALEXANDRE!!!!!!! Tá aí a tua deixa :D)

Depois de adquirida a consistência desejada, servir o prato, e decorar com uma porção de croutons, e salpicar orégano.  Esta receita serve duas pessoas que estejam de dieta hehe...

Bem, então foi esta a primeira receita. Me parece pouco calórica, e ainda leva pimentão, que na queima de calorias (acelera o metabolismo), e tem só coisa saudável, praticamente. E eu nunca ouvi falar que alguém tenha engordado comendo ervilha hehe... eu levei cerca de 40 minutos pra preparar tudo, mas se as ervilhas forem cozidas previamente, e se a pessoa for mais habilidosa com as panelas, acredito que dê pra reduzir bem este tempo. No final, o sacrifício vale muito a pena! Comer dá um prazer enorme, mas nem se compara ao prazer que a gente sente entrando (e conseguindo andar e respirar rs) numa calça 2 números menor.

Custo da receita (serve duas pessoas) = R$ 4,50.

Gente, eu achei que deve ser maravilhoso, que tal vocês todos testarem e me convidarem pra comer??? Hehehe. Aliás, pra minha mãe que acabou de fazer uma redução do estômago (aquela pra diabetes (mais detalhes no blog dela)) essa sopinha será supimpa daqui uns dias, hein?

Taiza: sim, pode me mandar as outras receitas :D
Todas do mundo, em especial as fáceis de fazer, hehehe.

Fica a dica meninas (e meninos)!

6 comentários:

  1. Aprendi o que é reduzir, YAY!!!! Essa sim é uma receita pra newbies como eu. Porque os outros não aprendem a escrever receitas assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer algumas? Tenho bastante. Tanto receitas quanto dietas. Uma pasta cheia delas.
      Mami

      Excluir
  2. Ana, que bom que gostou!!!! Fico feliz mesmo, essa sopinha é tudo de leve, saudável, e dá pra fazer num instantinho. Quando quiser dar um pulo aqui em casa, está convidada :-))))
    Estou com outras na manga pra testar, assim que der boa idéia, te mando. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. não sei pq li a receita se eu não curto ervilhas ^^

    ResponderExcluir
  4. Xentarrada!
    Para eu que adoro ervilhas, e sempre uso as congeladas, adorei a receita.
    Realmente, farei tão logo puder. Há também um creme de ervilhas, com ricota, que pretendo fazer (minha irmã fazia quando meu coração foi "remendado", e eu adorava.
    Pode continuar mandando receitas. Posso colaborar com algumas também, afinal dieta é uma palavra que me acompanha quase a vida toda! (o comentário é para a Taíza)
    Clenilda

    ResponderExcluir
  5. é, a mãe sabe milhão e uma receita, e todo domingo era macarronada com galeto, ou arroz sem graça com maionese e churrasco :)

    ResponderExcluir