terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tá fácil então...

Ahaaa. Tava eu aqui pensando em alguma coisa pra postar... Uma coisa que eu já tinha pensado e pra variar tinha esquecido... Agora POFT, lembrei!
Na minha área é muito comum fazer horas extras... É muito comum também compensar as horas extras chegando mais tarde... Ou seja, uma parte do pessoal sai no horário normal e o resto vai saindo depois, e esse depois pode ser tanto 19 horas quanto meia noite, quanto meio dia no dia seguinte... Enfim, uma loucura total.
Aí tem uma frase MUITO utilizada por aqui, e eu achava que era só na minha equipe, mas tenho ouvido bastante pelos corredores: “tá desmotivado?”.
Claro que eu acho graça né. Aqui é tão comum fazer hora extra que o pessoal faz piadinha... Quando você sai cedo é por estar desmotivado... Não tem nada a ver com o fato de você ter outros compromissos, ter vida social, ter família, estar extremamente cansado e/ou estressado, doente e etc... A pergunta irônica é relativa à desmotivação...
Não que a desmotivação deva ser excluída da lista de coisas que fazem a gente ir embora cedo (no horário...), não quero dizer isso, mas enfim, vocês entenderam...
De início eu nem gostava de fazer isso que eu faço... No treinamento (2004!!!) eu pensei por várias vezes em desistir e mandar um foda-se. Aí o tempo vai passando, você vai adquirindo conhecimento, experiência, contatos... E tudo vai ficando mais legal. Até que um dia você se vê sorrindo que nem um babaca pra tela do teu computador, extremamente satisfeito por ter funcionado uma coisa mega difícil.
Por que eu enfiei esse papo no meio da conversa?
Porque não tenho certeza se eu trocaria essa vida louca por uma vida de “concurso público”. Aquela vida que, por mais que você esteja estufado de trabalho, você sai no horário, entra no horário, bate ponto, tem feriado prolongado e essas coisas que algumas profissões oferecem...
Aí eu tento comparar um pouco com a profissão “professor”. Eles têm que viver estudando, viver preparando aula, correndo pra lá e pra cá, corrigindo prova em casa... Levam desaforo a torto e a direito de pirralho e até onde eu sei nem ganham hora extra! Ave! Acho que isso não serviria pra mim...
Acho que estou satisfeita aqui mesmo. Mas ganhar na mega ainda seria uma boa.

3 comentários:

  1. Professor não ganha hora extra?
    Ganha.... em experiência e falta de respeito até dos chefes.
    Quando o chefe do núcleo CONVOCA as pedagogas para reunião antes do fim das férias, eu (sempre eu e só eu) reclamo de ter de trabalhar durante as férias. Aí ele estufa o peito para dizer que qualquer empresa tem o direito de convocar os empregados para trabalhar dora do ohorário. Aí eu sempre argumento: claro que eu sei disso, mas também é verdade que qualquer empresa paga hora extra!
    Mas é inútil. Eles dizem para a gente compensar. Como se isso fosse possível. Se eu fosse contar direitinho, já poderia me aposentar!
    Mami

    ResponderExcluir
  2. É, professor é o profissional que mais pesquisa (nem todos, mas os bons pesquisam muito), dão o melhor da saúde e das cordas vocais em sala de aula, pra aguentar desaforos sem fim. Eu tenho formação na área, mas ao ver a situação das escolas brasileiras, prefiro me fechar numa sala cheia de papéis e burocracias, e ficar por lá. Se Deus quiser, meu próximo emprego vai ser assim pois estou desistindo da Educação.

    ResponderExcluir
  3. É, eu fico indignada! Mas sinceramente não sei o que fazer pra mudar isso... Nem sei se tem alguma forma de mudar... Os pais deveriam mudar, não é? Mas os pais já estão estragados :(

    ResponderExcluir