quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os jogos e suas regras: pra quê?

Primeiro, leiam isso, que veio copiado da Wikipédia:
Jogo é toda e qualquer atividade em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato, em contrapartida ao desporto (esporte, no Brasil), em que as regras são mais estáveis. Geralmente, os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. Pode envolver um jogador sozinho ou dois ou mais jogando cooperativamente. Jogos são atividades estruturadas ou semi-estruturadas, normalmente praticadas com fins recreativos e, em alguns casos, como instrumento educacional. (...) Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física, e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercício, ou realizam um papel educativo, simulacional ou psicológica. (...)
Elementos e classificações
(...)
Ferramentas
São os materiais utilizados durante o jogo e podem incluir: miniaturas, a bolas, cartas, tabuleiros e peças, jogo eletrônico ou computador.
Regras
As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos. Ex. Futebol e Futsal; voleibol e voleibol de praia; etc As regras de um jogo determinam a sequência de turnos, os direitos e obrigações de cada jogador além dos objetivos a serem alcançados.
Perícia, Estratégia e Sorte
As ferramentas de um jogo aliadas as suas regras irão determinar a classificação de um jogo entre: jogos de perícia, jogos de estratégia ou jogos de azar. Jogos de perícia podem exigir habilidades físicas como as artes marciais, o cabo de guerra e o tiro ao alvo ou habilidades mentais como xadrez ou damas. Jogos de estratégia exigem basicamente um bom raciocinio lógico de seus participantes (...). Jogos de azar são aqueles em que a vitória e determinada basicamente por elementos aleatórios (...). Grande parte dos jogos podem conter mais de um destes elementos. (...)

Agora eis a minha contribuição: vocês já pararam pra pensar o que seriam dos jogos se não fossem as regras?
Pensem só se a gente resolvesse jogar quebra-cabeça. Se tiver alguma regra além da que rege que devemos montar as peças até que se forme a figura proposta eu não conheço, mas essa de que devemos montar uma figura DEVE ser seguida. Ela é uma regra que está ali para que o jogo tenha um objetivo na vida! Até me imagino jogando quebra cabeça, aí eu vou falar: não, mas nós TEMOS QUE MONTAR essa figura aqui Ó! E aí uma pessoa vai me xingar dizendo: AI ANA SUA CHATA, NÓS ESTAMOS AQUI PRA NOS DIVERTIR, E NÃO PRA SEGUIR REGRAS!!!! E aí?!?!?!?! Como a gente vai montar um quebra cabeça se nós não seguirmos a sua única regra?
As regras servem pra elevar a dificuldade do jogo. Um quebra cabeça é uma coisa simples, trabalhosa porém simples, por isso que tem uma regrinha só. Poker tem várias regras, por isso que não é um jogo simples.
Outro dia eu bati boca por causa de um jogo extremamente simples e que tem pouquíssimas, além de simples, regras. A gente chamava de “bicho bebe”. O objetivo final desse jogo é você ficar bêbado :D (basicamente, assim, resumindo a história é isso). Tem uma determinada sequencia de palavras que devem ser seguidas pelos participantes, e caso uma delas seja dita errada (ou o jogador demore para falar), o jogador deve beber uma dose de alguma bebida que tenha sido escolhida. É assim:
_ bicho bebe!
_ bicho não bebe!
_ então quem bebe?
Cada participante deve escolher um animal, e no lugar desse “bicho”, deve-se usar o animal de algum participante. Se sair algum “então quem é que bebe” ou qualquer variação de palavras que não seja exatamente essa que foi estipulada inicialmente, a criatura que errar vai beber uma dose.
Bom, basicamente a única regra é falar as palavras certas sem demorar. O jogo só tem isso de regra. Se você for jogar “bicho bebe” sem usar as regras, então pra que estamos jogando? Por que não entornamos logo e de uma vez uma garrafa de pinga goela abaixo?
Enfim, se é um jogo então tem regras e elas devem ser seguidas. Quanto mais regra, mais complicado. Se não consegue decorar as regras, desista. Até pra ler livros tem regra! Você tem que começar do início e ir até o fim. Claro, você lê como você quer, mas o diferencial é que você está lendo sozinho! Se você tivesse em um grupo de leitura, cada um lê um parágrafo, e aí do nada você pega e lê o final inteiro? Não né?
Enfim, não me convidem pra jogar jogos que tem regras, sem regras. Eu não gosto de jogar jogos que tem regras e aí eliminar todas ou a maioria delas. E também não fiquem me chamando de chata e me mandando calar a boca, pois isso irrita e a resposta pode ser “rápida e fatal”, além de humilhante. Não é porque estou fazendo curso de menininha que minha mente não funciona mais e que minha língua não é mais afiada :D.
Beijo na bunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário