terça-feira, 27 de setembro de 2011

Meus tipos de memória

Antes que eu me esqueça, eu tinha dito que chegaria em casa e antes de ligar o computador daria um jeito nas minhas unhas, mas liguei o computador antes e estou escrevendo um texto pro blog :D

Hoje vim pensando em memória.

Pra falar sobre isso, achei melhor falar sobre alguns conceitos relativamente básicos no mundo da informática, e depois deles vamos às minhas piras.

Memória volátil é quando ela é perdida quando o computador é desligado.
Não volátil é a que continua gravada mesmo com o computador desligado.

Memória principal: sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento: memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.
Memória secundária: discos rígidosCDsDVDs e disquetes.

O processo Batch geralmente faz alterações PROGRAMADAS, enquanto que o ONLINE manuseia os dados em TEMPO REAL.Um bom exemplo de Online é o acesso a conta bancária. Quando alguém está acessando uma conta bancária, este usuário tem toda autoridade para ver e alterar esta conta sacando dinheiro por exemplo, esta ação está acontecendo em Tempo Real. Já quando um usuário tenta acessar a conta na madrugada e o sistema do banco se mostra indisponível, este é o momento de processamento Batch. O processamento Batch é usado para alterações programadas que podem ser cópia de segurança dos dados, ou uma transferência bancária, por exemplo um DOC, que não é feita na hora, pois demanda mais trabalho e procedimentos mais complexos.
Certo... Tendo isso me mente, fiquei pensando nas nossas memórias...
A minha memória ROM é geralmente povoada de informações que não precisariam estar ali. Número de alguns telefones, nome de cada tipo de sapato, número do cartão de crédito...

As informações do meu emprego estão divididas na RAM e ROM. Geralmente eu procuro considerar tudo como RAM, e anotar tudinho tudinho, pois é fato que a maioria das coisas no dia seguinte eu já esqueci tudo.

O que eu vi na faculdade provavelmente ficou tudo gravado em um disquete que hoje em dia não consigo mais usar, pois não tem entrada para o mesmo no meu "notebook".

As datas importantes, como aniversários, natal e essas coisas eu acho melhor dar um nome específico de memória... Seria DMI (datas muito importantes), que estão na memória ROM só que geralmente são acessadas com processamento batch, pois dificilmente eu lembro do aniversário dos outros no mesmo dia, e ainda por cima tem algumas datas que simplesmente não vêm à tona, pois provavelmente o sistema travou... e tem algumas, como a páscoa, dia dos pais e dia das mães que eu só consigo acessar utilizando uma memória chamada PNG (procura no Google).

Pra lembrar de consultas, de tomar remédio, de fazer qualquer coisa que não faça parte da minha rotina ROM, eu uso uma memória que chama CPCC (calendário de papel da CPMBraxis Capgemini), que fica localizado em cima do meu CPU lá no serviço, ou então uma outra memória denominada ADC (alarme do celular), mas geralmente as duas são utilizadas simultaneamente. Parêntesis: o meu irmão Alexandre sabe bem do que eu falo quando digo que crio alarmes no celular né, kkkkkkk, eu dei de presente um celular pra ele e quando ele tava trabalhando um dos alarmes esquecidos tocou :D

Hoje mesmo eu criei um alarme pra lembrar de pedir uma coisa pro médico que fui consultar (cuja consulta estava marcada no calendário, pra não esquecer).

Uma vez até aconteceu uma situação engraçada. Eu teria uma festinha na van que me levava pra faculdade, e tinha ficado de comprar copos, então escrevi na mão: COPO. Depois o professor do treinamento de COBOL pediu pra eu lembrar ele que ele tinha que tirar um Xerox ou algo assim, pra não confundir e não riscar as duas mãos, acabei utilizando um copo de plástico que estava em cima do meu CPU pra anotar: XEROX. Alguém por acaso viu escrito na minha mão o “copo” e olhou para o copo e viu “xerox”, então obviamente associou que eu tinha escrito na mão pra me lembrar de olhar pro copo que conteria a informação principal, e riram da minha cara um bom tempo por causa disso.

E realmente muitas coisas estão guardadas em CD’s, que geralmente eu esqueço em casa, pois sempre que preciso lembrar, não dá certo...

Imagino que cada um poderia acrescentar umas memórias a mais aí nessa lista, mas as minhas acho que são essas mesmo... Triste, muito triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário