segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Droga, errei.

O assunto hoje foi: reeducação alimentar.
Eu tinha, sempre tive, até hoje de manha, a ideia que reeducação alimentar é trocar comidas não-saudáveis por comidas saudáveis.
Depois de um “debate” hoje pela manha, fiquei intrigada e, como gosto de provar que estou certa, fui buscar na internet o que vem a ser uma reeducação alimentar... quem me conhece, pode me imaginar falando “TOMA ESSA”, só que pra mim mesma (quem não me conhece, tente me imaginar falando...).
NÃO, reeducação alimentar NÃO é você trocar TUDO o que não é saudável por salada e fruta (pra resumir a história vamos tratar comida saudável por salada e fruta :D).
Fazendo uma analogia daquelas bem idiotas, é como se você, que fala muitas palavras de “baixo calão”, começasse a aprender a usar palavras educadas E/OU então utilizar palavras de um calão não tão reduzido, por assim dizer... kkkkkkkkkkk
Ou seja, pra estar em processo de reeducação alimentar, você não precisa deixar de comer o que é acostumado... você pode continuar comendo o que comia, mas aí teria que ser  em porções menores. Claro que, obviamente, você não consegue se satisfazer comendo só um quadradinho de lasanha por dia, já que lasanha é muito calórica. Então, em conseqüência, você tem que acabar desistindo de uma parte das besteiras e trocar por comidas mais saudáveis, que você vai poder comer mais (até que satisfaça sua fome).´
Portanto, sendo assim, você pode sim, de vez em quando, se dar os muito bem-vindos presentinhos (em forma de chocolate, pote de sorvete, empadinha, etc).
Falei, falei, mas ainda não acho que esse texto ficou totalmente explicativo. Enfim, reeducação alimentar não é que você vá ficar todo dia comendo fast food (e deixando a batata frita de lado). Sim, infelizmente você tem que trocar essas alimentações por outras mais saudáveis, em deferência do efeito maligno que esses produtos podem causar para o teu organismo. Mas também não significa que, de agora em diante, só salada e fruta. Às vezes você pode resolver, ao invés de comer uma laranja, comer uma empada... Mas nesse caso, o tamanho (calórico) da empada tem que ser proporcional à porção de laranja. Consegui ser clara agora? Acho que sim.
Falando agora dos meus problemas em “dar o braço à torcer”:
Quando resolvi ir pra Maceió, fui direto na mulher da cvc. Dai meu irmão chegou e disse que não, que era pra ir de albergue e comprar a passagem sozinha.
Eu odiei ele, não era isso que eu queria, eu que mando nessa porra aqui.
Porém, depois que ele saiu de perto, eu fui olhar no Pai Google e percebi... Eu vi que ele estava certo, porque com o dinheiro que eu gastaria no pacote, eu fiz a viagem inteirinha, e ainda gastei menos (se duvidar)...
Hoje não senti raiva, só achei que minha interlocutora não estava querendo ouvir meu ponto de vista (pois senti que ela ficou um pouco alterada). Mas assim que eu percebi que ela também estava certa, fui logo pedir desculpas pela insistência e intromissão na vida dela (eis minhas qualidades e defeitos... intrometer-se na vida dos outros pode ser bom, mas também pode ser muito ruim, mesmo que a intenção tenha sido a melhor do universo... eu tenho ainda um pouco de dificuldade de medir as consequências antes de começar a falar as coisas). Admitir que você, de alguma forma, está “errado”, não é fácil, mas às vezes é muito bom descobrir que você estava “errado”, pois é só levando esses solavancos que você aprende (inclusive a pedir desculpas).

Um comentário:

  1. Na verdade, reeducação alimentar é um pouco mais complicado do que substituir velhos hábitos por novos. Seria, tomando ao pé da letra, mudar de vida, porque não só o alimento muda, mas o estilo de vida também. Você passaria a "gostar" de água no lugar de suco ou refri (ou cerveja), a gostar de salada ao invés de lasanha, a satisfazer-se comendo pouco e de vagar, em lugar de comer muito e rápido... enfim, mudaria tudo.
    E - curioso isso - meu endócrino citou dois autores seculares e muito famosos, ambos afirmando que ninguém muda totalmente de vida. O que acontece é vc aguentar um tempo com a novidade, mas qualquer dia destes cai na tentação e...
    Foi por isso que ele me "receitou" a cirurgia!
    Mami

    ResponderExcluir