terça-feira, 24 de maio de 2011

Como se afundar no cartão de crédito

Tem muitas pessoas, inclusive eu, que tem um real PAVOR de cartão de crédito, e geralmente esse medo provém de uma baita “cavada no fundo do poço”.
Vamos supor que você ganhe 2k líquido mensal, que você pague 400 de contas com moradia + 200 transporte + 500 alimentação + 300 saldo mensal para variação (alguns pagam academia, outros pagam aulas de inglês, outros bebem tudo)... Nessa brincadeira já deu 1400, sobrando 600 reais limpo pra você fazer o que quiser... Pagar prestação do carro, guardar, comprar roupas, calçados, bijuterias... Enfim, é um leque bem grande. E aí você resolve usar o seu cartão de crédito, novinho, que estava escondido na sua carteira a meses.
Você começa fazendo uma comprinha tímida... Geralmente vai sair no máximo uns 50 reais, ou então será quando você quer comprar uma coisa mais cara, tipo uma televisão de mil reais... aí como você não tem esse dinheiro sobrando no mês, você compra parcelado no cartão de credito... Quatro parcelas... Para os mais arriscados seriam 3 parcelas, ou então 5 parcelas para os mais cautelosos.
Aí você acha maravilhoso! Você tem uma TV novinha e 600 na conta “dando sopa”, que obviamente você vai gastar tudo em roupas (geralmente, mas há variações).  O problema é que, no mês seguinte, você tem uma parcela de só 250 reais, então você se empolga no cartão de crédito e compra umas outras coisas... Calçados, balada, etc... É questão de 5 a 10 meses pra você ter uma fatura nas mãos de 1200 reais, tendo somente 600 pra pagar...
Aí você paga uma parte e deixa a outra correndo juros de cartão (geralmente uns 12%)... nessa fase, mês que vem você tem os 600 que você deve deste mês + 80 de juro + gastança... e por aí vai, até que um dia você tá pagando só o mínimo do cartão (e não dá 15 dias pra você gastar o limite do que você pagou) . Pronto! Fez-se a meleca!
Eu tive a minha péssima experiência.
Teve uma vez, no domingo, que a moça da Credicard me ligou de manhã cedinho perguntando se eu pagaria o mínimo do cartão, pois senão eles teriam que colocar meu nome no Serasa. Que fiasco!
Aí eu fiz um empréstimo de 2000 e quitei o cartão... Em pouco tempo, fiz outro empréstimo de 700 reais e quitei novamente. Quando veio juro de quase 400 reais numa das faturas resolvi dar um basta! Fiz dois empréstimos (eu estava com dois cartões nessa época), um de 2660 e outro de 1300, quitei e cancelei os dois cartões. Em questão de 5 meses eu já tinha pago meus empréstimos e me livrado desse ciclo maldito, no qual você sempre faz compras contando com um dinheiro que você ainda não viu.
E eu acho que o pior mesmo é quando você não se afunda em gastos... Porque aí você nunca vai sair do ciclo. Você sempre vai comprar as coisas parcelado, ou no crédito... No mês que vem você sempre vai ter que separar uma parte do dinheiro com coisas que você já usou/comeu.
Em contrapartida, tem essa sensação de comprar as coisas e pagar a vista (lembrando que quase sempre tem desconto) que é muito boa e que todos deveriam experimentar...
Portanto, eu digo com toda certeza: cancelem seus cartões e sejam felizes, mesmo se o cartão der milhas (mas se for um cartão Credicard, city ou Diners não precisa :D)!

2 comentários:

  1. Ana, eu já levei dois belos tombos com cartao de crédito, daqueles de ficar um ano pagando o mínimo, sem gastar nada hahahahha... Acho que por fim, aprendi a lição. Não importa o limite que a operadora do meu cartão me der, eu usarei somente o limite que eu me dei, que eu sei que poderei pagar depois. Eu acho o cartao de crédito um facilitador, adoro uma parcelinha, mas o teto é o limite estipulado por mim. Chegou ali, parou de gastar na hora! Tem dado certo :-)

    ResponderExcluir
  2. Ta... eu levei um, mas foi tão grande e traumatizante que demorei anos pra pegar cartão de crédito denovo... hoje em dia eu ganho bem mais que a época e estou super bem controlada, mas ainda assim tenho mto medo de me afundar novamente... hoje em dia soh uso o cartão quando estritamente necessario, e ainda assim calculo bem certo os valores pra que caia no débito automático sem comer meu limite de conta, hehehe

    ResponderExcluir