sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Administradores de imobiliárias e suas interpretações


Eu já comentei que me mudei muitas vezes, mas essa que estou querendo fazer com certeza será, de todas, a mais estressante. E olha que ainda nem corri atrás de caminhão pra mudança, gente pra me ajudar (além do meu irmão e meu namorado), caixas pra colocar as coisas e tal.

Cada dia surge um novo incômodo no imóvel que eu estou, e morar em um lugar onde a gente não aguenta é muito ruim... Preferir ficar trabalhando pra esperar as vizinhas dormirem, por exemplo, é uma coisa horrível.
Só que ultimamente as vizinhas não tem mais incomodado, agora apareceram pombos pra inutilizar meu varal, cagar no quintal inteiro e fazer barulho no lugar das vizinhas... E por último, pra piorar mais a situação do mofo no lugar, o proprietário fez alguma coisa na casa de cima que começou uma goteira (uma chuva quase) atrás da porta do banheiro.

Eu não sei o que aconteceu, mas deve ter estourado algum cano, ou a descarga está estragada, ou deixou a torneira da pia ligada, sei lá, só sei que cada vez que olho pro teto do banheiro eu penso que aquilo ainda vai cair na minha cabeça, e a parede do quarto está até ficando preta, pois a fase de ficar verde já passou faz uns dias... E por fora da casa então, nem falo...

Faz muito tempo, creio que uns 5 meses ou mais, que venho olhando casas nas imobiliárias pra tentar me mudar.
É muito difícil achar alguma coisa que sirva pra mim... Tem que ser pequena e barata, mas tem que ter garagem coberta... Também não pode ser muito longe do meu serviço, pois não adianta ser barata e ter que gastar o restante em gasolina e pedágio... E também não pode ser muito longe do namorado...
Enfim, olhei e olhei e agora que a situação piorou, pois fiquei sabendo que vou perder a garagem que eu alugo, acabei achando uma.

Quando eu vi na internet achei interessante, mas não sabia o endereço. Quando a imobiliária respondeu, falou que a casa estava sendo alugada. Droga. Resolvi esperar então até o final de semana pra visitar outras opções que eu tinha...
No final de semana, de todas as sei lá quantas casas que pedi o endereço, eu tinha só duas disponíveis em um endereço interessante.
Quando cheguei na imobiliária, por acaso perguntei dessa casa que estou tentando locar e falaram que ela estava com um agendamento de visita para o mesmo dia, e nesse caso eu não poderia ir visitá-lá. Fiquei uma arara (como diz minha mãe), pois ninguém tinha me avisado que ela estava disponível novamente, mesmo eu tendo perguntado se o status de alguma casa tinha mudado... Mas paciência, não adianta fazer barraco, se não pode tirar a chave, então que fiquem com a droga da chave.

Dei azar com as duas casas que fui visitar... Uma delas era estranha e a outra era um pardieiro.

Por sorte, a pessoa que foi visitar o outro imóvel não deixou reservado, então na terça feira eu fui dar uma conferida. É maior do que onde estou, só que precisa de uns reparos.

Diz a dona que “só vai arrumar o que estiver quebrado”, mas na minha humilde opinião eu só passei pra ela arrumar o que estava "quebrado"... Agora dependo da interpretação dela do que é quebrado e do que não é, rsrsrs.

Até conseguir que ela concordasse em arrumar foi um parto também.
Primeiro ela sugeriu descontar 100 reais do aluguel durante 6 meses e depois seguir com o valor normal, mas quando eu pedi pra colocar uma cláusula no contrato dizendo que eu não pagaria multa após 12 meses ela mudou de ideia dizendo que então ela conserta (o que estiver quebrado!) e eu pago o valor inicial, sendo que o contrato será feito de apenas 12 meses.

Coloquei os seguintes itens na minha lista:
1 – a hidra está quebrada e sem tampa; (caso o outro pedaço quebre, será praticamente impossível dar a descarga!)
2 – a porta do banheiro está pendurada somente por dois suportes quando deveria estar por três; (caso quebre mais um, a porta ficará totalmente solta!)
3 – a moldura do interruptor do banheiro está quebrada;
4 – a janela do quarto tem fechadura somente na parte de vidro. A parte externa está completamente desprovida de segurança (foto em anexo);
5 – o portão de pedestres só fecha com chave... A tranca existente para colocar um cadeado não encaixa (provavelmente devido a algum deslocamento entre a trava e o suporte);
6 – a fechadura externa da porta principal está solta e torta.

Creio que os itens 1, 2, 3 e 5 são de extrema importância, pois tratam da segurança do imóvel e dos moradores, mas não tiro a importância dos demais...
Eu sei lá o que ela vai dizer depois de ir lá, mas pelo que imagino ela vai só arrumar a fechadura da porta, pois pra arrumar a hidra (que realmente está quebrada) ela teria que chamar um pedreiro, e duvido que ela disponha de vontade pra fazer isso.

Ela que não leia meu blog, mas infelizmente, se mesmo depois de eu sapatear pedindo pelo amor de Deus que ela arrume o que está estragado e ela continuar se recusando, ou eu vou morar lá igual ou eu tenho a super sorte de achar outro lugar bom, o que já vi que é bastante difícil. E mesmo achando, ainda toma meu tempo (comercial) e, por consequência, meu dinheiro.

Aliás, falando de dinheiro, tem mais gente de olho no meu pobre dinheirinho... Não sei se é porque eu tenho um carro (vou colocar uma placa nele avisando que é financiado em zilhões de vezes...) e sou novinha (não riam), ou se tenho cara de babaca... Sei lá. Pode ser algum preconceito relacionado a cor do meu cabelo também, ou ainda relacionado ao meu sexo...

Vou explicar o xororô.

Ao enviar um email solicitando os procedimentos para rescindir o contrato na imobiliária atual, fui informada que tenho que pagar multa pra sair. Na hora eu devo ter trocado de cor várias vezes, e passaram várias cenas de morte e estrangulamento na minha mente. Mas me limitei a perguntar “como assim?” (algo do gênero) e ler o contrato várias vezes.

O problema é que a porcaria do contrato realmente diz (e só fui entender depois de ler e ler e ler, etc) que tenho que pagar multa.
Sóóó que quando eu fui assinar o contrato eu não tinha entendido essa mesma cláusula, então eu tinha perguntado o que aquilo significava... Na imobiliária, aquela "criaturinha sem vergonha de mentir", me disse que o que estava escrito ali era somente para o caso de eu sair antes de um ano, e que depois desse prazo não precisava pagar multa... Informação que, inclusive, foi confirmada por telefone algumas outras vezes, situações em que eu não sabia onde estava o contrato ou então tinha preguiça de procurar e ler...
Pra piorar, a minha vizinha me disse que a informação passada pra ela era a mesma de que não precisava pagar multa.

Isso tudo de nada me adianta se eu não tenho isso documentado, certo? É, fiquei sabendo isso depois de ligar no PROCON. Aliás, fiquei sabendo também que quando a goteira do banheiro começou eu deveria ter começado enviar notificações na imobiliária dizendo que isso era motivo para rescindir o contrato, coisa que agora também não me adianta muita coisa (mas mesmo assim levei a tal notificação).

Resumindo: “já era”, ou eu entro no tribunal de pequenas causas contra a imobiliária afirmando que recebi a informação um ano e meio atrás e levo minhas vizinhas (e o ex-vizinho também) para serem testemunhas, ou eu, no máximo, posso ainda tentar um acordo com o dono.
Ok, só que todo o processo de contato com o dono tem que ser através da imobiliária, então lá vai a Ana pedir pra administradorinha fofa solicitar a isenção da multa.

A resposta que obtive foi essa: “O caso da isenção é conosco, e não com o proprietário. E quando há quebra contratual não tem possibilidade de multa!”. Bom, ela tem uns problemas pra escrever quando quer xingar demais, mas ela quis dizer, imagino eu, que pra tratar de multas é com ela mesma e que não tem possibilidade de isenção.

Nessa hora eu dei uma de louca dizendo que me era surpresa saber que a multa era pra imobiliária ao invés de pro proprietário, mas aí ela ficou nervosa: “A multa é para o proprietário sim, porém nós como intermediadores sabemos que é de direito receber, então por isso, não adianta você falar com ele, visto que sua locação tem que ser tratada aqui conosco que foi onde você locou o imóvel!”.

Nisso eu também fiquei nervosa. Eu estou cortando vários pedaços do email, mas ela estava sendo muito ignorante comigo, só faltou me chamar de topeira, além de estar mentindo com a maior cara lavada que nunca tinham me passado a informação errada.
Liguei no PROCON e o atendente deixou claro que eu tenho o direito de saber se o proprietário quer cobrar a multa ou não.
Então eu disse a ela a seguinte frase, a mais polêmica de todas as minhas frases nos últimos tempos: “A multa é para o locador e é um direito dele receber, mas também é meu direito saber se, por acaso, ele está disposto a isentar o pagamento da multa, pelo fato de eu ser uma boa inquilina, efetuar o pagamento sempre adiantado, nunca ter atrasado e nunca ter causado incômodos”.
BAMMMM, depois disso, começou a deselegância, apesar que ela afirma que não quer ser deselegante comigo: “Não quero ser deselegante com você, porém você falar que paga certo algo que é de sua obrigação e querer levar alguma vantagem por tal ato, soa um tanto estranho!”.

Fala sério! Todos os administradores de imobiliárias do universo deveriam saber interpretar textos. Desde quando eu disse isso que ela entendeu? ERRRR, mas que coisa!

Depois ela ainda me disse:
Não ache que é seu direito pedir isenção, isso não é um direito, e sim um pedido! Ele pode não isentar, e vou entrar em contato com o mesmo também orientando ele no que for necessário!
 tenha um ótimo dia, e seu dever de estar sempre em dia não lhe dá direito de ser isenta de pagamento algum, só para seu conhecimento! Seu dever é cumprir o contrato!”

Esse pedaço eu deixei na íntegra, só de sacanagem... Vamos continuar então...

Aí eu tentei explicar: “Em momento algum eu disse que tenho "direito de ser isenta". Eu disse, e você pode reler se preferir, que tenho o direito de solicitar a isenção a ele. Fui informada pelo PROCON de que tenho o direito de saber se o proprietário quer cobrar a multa ou se não quer. Hoje em dia, com tantas pessoas de má fé, encontrar pessoas que pagam corretamente e não trazem maiores desconfortos é uma dádiva. Não é questão de tirar vantagem, é questão de observância.”

Não era meu dia, levei patada novamente: “Creio que suas informações estão divergindo com a Lei do inquilinato, que é onde você deve procurar orientação e não em Procon, aqui não vendemos serviços à você Ana, desculpa o meu jeito de falar, mas para mim o que você está dizendo está no minimo confuso, pois você acha que é seu direito pedir isenção de multa por pagar corretamente?, não isto não é direito, a palavra que você utiliza está incorreta com certeza!”

Mas que coisa! Não, eu não desculpo porcaria nenhuma esse jeito besta que você está falando comigo, pra que essa implicância? O que eu te fiz mulher?

Perdi a paciência, mas depois de escrever o email mais estúpido de todos, eu pedi ajuda pra um colega meu e, juntos, tivemos uma ideia melhor, que era continuar falando como uma boa cordeirinha, que era o que eu estava fazendo até então. Mandei um mega email pra ela. Escrevi tanta coisa e achei tão bonito que vou copiar. Faz tempo que não posto nada por aqui, então acho que não tem problema esse post ser gigante, rsrsrs.
Segue:

“Xuxu (aqui eu escrevi o nome dela),

Acho que você não está me entendendo... Vou tentar explicar novamente...

Anteriormente eu disse: “A multa é para o locador e é um direito dele receber, mas também é meu direito saber se, por acaso, ele está disposto a isentar o pagamento da multa, pelo fato de eu ser uma boa inquilina, efetuar o pagamento sempre adiantado, nunca ter atrasado e nunca ter causado incômodos.”

Analisando a frase como um todo, significa que é meu direito saber se o proprietário está disposto a isentar o pagamento da multa.

O comentário feito sobre ser boa pagadora não está ligado ao fato de eu ter o direito, e sim sobre o fato de o proprietário estar disposto a isentar.

Tudo o que eu estou falando é imaginando a seguinte solicitação: “Bom dia Seu sss, aqui é da imobiliária. A inquilina da casa 4 está solicitando a isenção do pagamento da multa contratual já que ela sempre colaborou para com o bem estar do condomínio... O senhor tem direito de cobrar a multa, mas pelos fatos expostos aqui e também pelo contato pessoal que o senhor já teve com a mesma, nós queríamos saber se ela pode ser isenta da multa... Nós sabemos também que o senhor está prestes a reformar o imóvel, então talvez até seja bom que ela saia sem maiores problemas...”

Não estou imaginando, sob hipótese alguma, o seguinte: “Bom dia Seu sss, aqui é da imobiliária. A inquilina da casa 4 está solicitando a isenção do pagamento da multa contratual porque ela afirma que tem esse direito já que é uma boa pagadora”.

Não, isso nunca. Eu nunca mencionei e muito menos disse isso, somente acho que fui interpretada erroneamente.

Eu liguei no PROCON porque eles podem sim me orientar. PROCON é o órgão de defesa do consumidor e eles entendem sobre contratos locatícios também. Tanto que o atendente disse que o PROCON só pode fazer valer o contrato, e que se eu quisesse entrar com testemunhas eu deveria entrar com um processo no tribunal de pequenas causas. Eu falo de testemunhas pois eu sei que o xxx saiu sem pagar multa e que a yyy também está sendo orientada que pode sair sem pagar a multa...
E eu sei muito bem que isso de nada me adianta se eu não tiver isso escrito, assim como de nada adianta eu saber que vocês falaram pra mim que não precisava pagar a multa se eu não tenho isso escrito. Por isso que o PROCON não pode me ajudar, mas eles podem me orientar. Agora você está dizendo que não falou nada e está insinuando que eu sou ignorante, e eu, infelizmente, não tenho como provar o contrário.

Mas eu não estou querendo confusão, devo repetir isso. Estou percebendo uma certa acidez nas nossas trocas de emails, e não é isso que eu quero. Sempre tratei você bem, sempre fui simpática nas ligações, creio que é impossível você ter esquecido disso.

Att.”
Bom, depois disso eu tive que sair e acabei indo lá pessoalmente antes de ver a resposta idiota que recebi.
Aíííííí, ela me disse que ela não vai pedir pedir isenção pra ninguém, que quem tem que pedir sou eu para o proprietário. Estranho né? É o contrário do que ela tinha me dito antes, na maior grosseria, pra que eu entendesse direitinho...

Mas enfim, agora tenho que esperar o proprietário vir nos visitar pra conseguir pedir isenção, e pedir pra ele dar um jeito no que ele fez pra ter tantas goteiras e tudo mais...

Duvido que ele me isente, mas não custa tentar, ele é gente boa (bom, eu achei que o motoqueiro também era gente boa né?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário