sábado, 14 de abril de 2012

Frases estranhas

Eu li uma frase que me deixou muito encucada.

Pensei e re-pensei e continuo pensando nela.

Ela é muito interessante, mas tem alguma coisa nela que me deixou inquieta, então tentarei
analisá-la:

1) “Os fracos e medrosos dizem que precisam ver para crer, mas os corajosos arriscam e
fazem as coisas acontecerem pois aprendera a crer para ver.”

Tá, depois eu analiso. Agora eu entrei na página de onde ela saiu e achei mais outras muito
interessantes:

2) “Quem pensa em ralar agora para “aproveitar a vida” na velhice vai se frustrar
grandemente. A idade chegará e a energia ficará para trás. E juntamente virá ma
vida monótona e entediante. Viva intensamente o presente. Valorize cada segundo
seu. Quem aprende a viver todas as fases da vida, saberá aproveitar com sabedoria a
terceira idade!”
3) “Desafie seus limites. Não conseguiu de uma forma? Tente diferente!” (essa estava
acompanhada de uma imagem com um ratinho pendurado por cordas para pegar o
queijo de uma ratoeira, bem essa aí embaixo)

4)    “Muitas pessoas de tanto medo de arriscar vivem a vida inteira no mediano. Os melhores momentos e lembranças acabam por não acontecer”
5)    “Se você não estiver disposto a errar, você jamais terá uma ideia diferente e original”
6)    “Não tenha medo de errar! Você nunca fará algo realmente grande se não se arriscar.” (essa estava acompanhada de uma imagem com um peixinho pulando de um copo d’água em direção a um aquário próximo. Parecida com essa aí)



Tá, cansei. Essas bastam.

1)    “Os fracos e medrosos dizem que precisam ver para crer, mas os corajosos arriscam e fazem as coisas acontecerem pois aprendera a crer para ver.”
Tirando o aparente fanatismo religioso e a obvia generalização, eu concordo. Realmente é melhor fazer as coisas acontecerem... É exatamente o “crer para ver”. Mas não significa que quem não segue essa filosofia é fraco e/ou medroso, pode ser simplesmente realista, gosta mais da ciência e muitas outras coisas. Eu realmente gostaria de ver muitas coisas para conseguir acreditar nelas. Coisas absolutamente sem explicação NENHUMA, principalmente depois de ter passado pelo colégio e universidade, ficam realmente um tanto quanto no limbo. É difícil crer em determinadas coisas inexplicáveis. Se negar à isso não é ser fraco e muito menos medroso, pra mim é ser realista. Eu entendo que essa frase está carregada de religiosidade, mas achei que ela forçou bastante a barra e perdeu a razão. Alguns acontecimentos bíblicos (e não quero discutir religião aqui, pelo amor de Deus!) são de difícil assimilação, e as pessoas religiosas devem respeitar as pessoas que optam pela ciência, e não chamá-las de fracas e medrosas.

2)    “Quem pensa em ralar agora para “aproveitar a vida” na velhice vai se frustrar grandemente. A idade chegará e a energia ficará para trás. E juntamente virá ma vida monótona e entediante. Viva intensamente o presente. Valorize cada segundo seu. Quem aprende a viver todas as fases da vida, saberá aproveitar com sabedoria a terceira idade!”
Essa frase tá tão estranha que chega a ser engraçada. Se a velhice é uma fase onde a energia fica para trás e a vida vira monótona e entediante, qual é a diferença entre você ter ralado no presente ou aproveitado a vida? Não é melhor fazer o que você quiser fazer? A sociedade está de tal forma onde somos praticamente obrigados a ralar pra conseguir sobreviver, e não tem muitas formas de fugir disso. Você tem que trabalhar, que seja pra aproveitar a vida na velhice ou que seja pra não morrer de fome, ou que seja pra aproveitar um tempo que você estaria ocioso caso não estivesse trabalhando (isso é mais pra quem GOSTA do que faz e trabalha por prazer). Viva intensamente o presente sim, valorize os segundos sim, mas não com a certeza de que sua velhice será uma porcaria!

3)    “Desafie seus limites. Não conseguiu de uma forma? Tente diferente!”
Essa eu concordo, mas aquela figura é ridícula e burra. A frase diz que SE você NÃO CONSEGUIU de uma forma, é para tentar diferente. Mas com essa figura, o rato teria morrido se não tivesse conseguido. É uma figura utópica. É lindinho e fofo, mas é desnecessária para essa frase.

4)    “Muitas pessoas de tanto medo de arriscar vivem a vida inteira no mediano. Os melhores momentos e lembranças acabam por não acontecer”
Quem garante? Depende se a pessoa escolheu viver no mediano pois é a forma que dá mais prazer pra ela! Eu gosto de viver no mediano. Não gosto muito de aventuras e de achar que vou morrer a qualquer minuto. Odeio velocidade, por exemplo. Fujo de brinquedos em parques de “diversões”. Mas isso não significa que minha vida está vazia de lembranças e momentos bons. Arriscar o que então? Eu não entendi o significado desse arriscar e por isso que fiquei abismada com essa afirmação? Acho que não.

5)    “Se você não estiver disposto a errar, você jamais terá uma ideia diferente e original”
Pééééééé. Discordo. Jamais e nunca são palavras que devem ser utilizadas com cuidado. Nesse caso ela está sendo usada desnecessariamente.

6)    “Não tenha medo de errar! Você nunca fará algo realmente grande se não se arriscar.”
Tá, com essa eu concordo. Mas a imagem que acompanhava, novamente, é uma imagem totalmente suicida. Ok, o peixinho é bonito e claro que na historinha ele vai conseguir cair no aquário, mas na vida não é bem assim que a roda gira. Se você der um passo arriscado como o da figura, você tem quatro chances: a) morrer; b) se quebrar tudo ao bater na borda do aquário e depois morrer afogado por causa dos ferimentos (ou fora do aquário); c) se quebrar tudo ao bater na borda mas conseguir viver; e d) cair dentro do aquário perfeitamente e viver eternamente feliz, alegre e contente.
Eu particularmente prefiro continuar morando no copo de água, que vai me manter viva e sossegada, porém com um pouco de desconforto talvez, do que tentar sair e correr sérios riscos. TÔ FORA!

Um comentário:

  1. Outro dia já tentei postar meu comentário e não consegui. Vamos ver se hoje dá certo.
    Quanto a primeira frase, eu não acho que ela tenha a ver com religiosidade. Acho que tem mais a ver com atitude.
    Assim: quem é fraco, espera que outros tentem para ver se daria certo ou não.
    Quem tem coragem, vai láa e tenta ele mesmo, sabendo que pode dar certo ou não. Mas não fica esperando pelos outros.
    Eu interpreto assim.
    Mami

    ResponderExcluir