domingo, 25 de maio de 2014

Sai pra lá zica!

“Zica é uma gíria que significa algo muito ruim, uma confusão que ocorreu, um problema ou um desentendimento. A expressão tem diversos outros significados, de acordo com a região do Brasil em que é empregada.
Zica significa na gíria uma maldição, um momento de baixo astral, pode ser também um mau presságio, um mau agouro. Quando uma pessoa é enrolada ou azarada, costuma-se dizer  que é uma "zica do pântano".”

Vocês já conheciam esse termo? Eu tenho conhecido, através da genética.

Eu estou com uma zica enorme, rsrsrs. Eu já tinha sido alertada de que tinha hipertensão, mas esses dias eu andei me estressando muito e, coincidentemente, fui no médico dois dias depois do episódio. Ele mediu minha pressão e estava 14.9, então ele já me deu um puxão de orelha e me disse pra cortar o sal da comida e parar de ingerir coisas que tenham gás, além de um zilhão de outras coisas. Além disso ele mandou fazer um ultrassom abdominal pois estava achando que eu tinha gordura no fígado (novamente).

Ok, ele me assustou. Liguei pra minha mãe e já xinguei ela, pois a culpa de eu ter pressão alta é dela e do meu pai, uma vez que os dois tem hipertensão também. Mas enfim, ligar pra mãe pra chorar as mágoas não resolve nada, certo? Marquei um cardiologista pra 4 dias depois e, quando mediram a pressão, estava 15.10. Mais uma vez ouvi que teria que ingerir menos sal e cortar 100% o sal da salada (e mais um monte de coisas). Esse médico também mandou fazer uma bateria de exames cardiológicos, uns que já fiz e outros que farei ainda essa semana.

Um desses era o mapa, que mede a pressão da gente de 15 em 15 minutos, e realmente, a melhor pressão que deu foi 6:30 da matina, quando vi que deu 12.8. Todas as outras foram péssimas, e teve uma que bateu 16.alguma coisa.

Agora eu tenho que terminar de fazer os exames e ir lá pra ver se ele vai querer me “socar” um remédio ou se eu ainda terei chance de reverter o quadro com mudança dos hábitos alimentares...

O que eu já fiz? Três vezes na semana venho a pé um trecho de 2km. Além disso, cortei bastante o sódio. Na salada não coloco mais e a comida está praticamente sem sal. E mais: qualquer alimento que eu compro eu vejo se, por acaso, tem muito sódio e essas coisas... Isso é horrível, pois eu já tinha que verificar a quantidade de calorias que tinha, e agora tenho que casar a caloria com o sódio também, hehe. Ah, claro, tenho comido bastante fruta também, e tenho evitado ao máximo comer na minha sogra, que faz umas comidas assim beeem do jeito que eu não posso comer, rsrsrs.

A gordura no fígado eu ainda tenho esperanças de que o médico estava errado e que ela não voltou. Pra quem não sabe, eu já tive gordura no fígado e consegui eliminar emagrecendo, parando de fumar, bebendo bem menos e fazendo exercícios físicos. Agora eu, sinceramente, acredito que ainda estou livre dessa assombração, mas quem sabe né? Em todos os casos já resolvi que vou parar de beber (mais ou menos). Cerveja eu só vou beber a Baden Baden Golden, que é minha queridinha e eu bebo, “tipo”, umas duas ou três vezes no ano, e olhe lá... E também quero continuar bebendo vinho, pois eu bebo tão pouco que duvido que isso vá me matar (além de que é vinho, certo? Reza a lenda que um cálice faz até bem). Mas eu bebo bem pouco o tal vinho, então mesmo que faça bem, não vai fazer muito efeito, pois não chego a beber um cálice por dia, e nem pretendo, rsrsrs. E o resto se eu beber será pouco e esporadicamente, então acho que estou salva e prevenida (mas claro que vou confirmar com o cardiologista e claro que se ele discordar eu vou desobedecer na cara dura).

Claro, posso até abrir exceções, que nem no carnaval, que é um feriado que eu gosto de beber, mas daí ainda não sei o que farei... Ano que vem eu decido se vou beber ou não...

Tá bom de zica ou alguém quer mais? Sim, tem outras zicas, mas essas deixemos pra lá. Bom, caso alguém pense em dizer que eu ainda estou estressada: eu acho que não estou mais estressada... Parece mesmo que eu estou tranquila e eu estou convencida disso... Acredito que a pressão alta venha mesmo da genética ou então do fato que eu tava sempre fazendo comida com caldo de galinha e sal temperado, que é uma bomba atômica de sódio.

Ã, bom... Como eu estou me sentindo? Esses dias me deu uma crise, fiquei bem chateada e até chorei. Porque, vamos combinar, que merd@ né? Não podia comer muita coisa, e agora posso comer menos coisa ainda... Mas agora estou tentando superar, afinal, muita gente tem hipertensão e também precisa emagrecer, também precisa cuidar do açúcar e de tantas outras coisas (aliás, eu vivi muito tempo com a minha mãe e ela também sempre teve que cuidar de todas essas coisas aí também).

Nessas ultimas duas semanas eu estou tentando me convencer que salada sem sal é gostosa e que na comida, se a gente trocar o sal por outros temperos, fica gostoso também... Claro que isso deve levar bastante tempo, pois ainda não me acostumei e ainda faço cara de nojinho quando tenho que comer salada sem sal e não tem mais nada pra ajudar a engolir...

Por outro lado (nem tudo são espinhos, ok?), o meu regime tava meio monótono e tava difííícil baixar dos 66, e agora estou com 64 (indo pros 63 ainda essa semana, com sorte), pois esse susto deu um UP no regime e agora está mais fácil emagrecer. E tem o seguinte: eu estava tomando sibutramina, lembram? (não lembro se contei, hehe...) Eu comprei três vezes e agora já terminou, então agora combinei com o endócrino que vou seguir o regime sem ela. Então já marquei uma nutricionista e vou pedir umas dicas novas pra conseguir manter o pique, pois aquele objetivo lá dos 55 quilos ainda passa pela minha mente.

Também já “catei” umas receitas de temperos caseiros e vou tentar fazer em casa, pois ficar jogando 15 temperos na panela toda vez é muito chato (se misturar tudo fica bem mais fácil e dá pra congelar). Mas ainda tenho que descobrir se gosto de alho poró, aipo e tomilho, pois algumas receitas usam eles e eu desconheço se posso mesmo colocar no meu tempero (vai que eu faço o tempero e descubro que detesto? hahahahaha seria bem engraçado).

Por enquanto é isso que temos de novidades. Quero ver se me lembro de vir contar o resultado dos exames e se o médico me deu uns tapas na cara, me internou ou se só me xingou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário