quinta-feira, 1 de maio de 2014

VIVO: se você quer guerra, façamos guerra!

No dia 25/03/2014 eu abri uma reclamação na ANATEL, pois eu pago todo mês (pra VIVO) um plano 4G e aqui no meu trabalho nem rede tem (às vezes).
Eu já tinha ligado na VIVO um tempo atrás, mas é tanto trabalho (tem que tirar chip, reiniciar e, enfim, você fica uma hora no telefone) que nem lembro onde deixei o protocolo.
Depois de um tempo me estressei pela falta de sinal e liguei novamente. Dessa vez me falaram que tem uma “sombra” na minha localidade. Depois que ri o suficiente da besteira que ouvi, anotei o protocolo e “meti bronca”:

“Liguei na vivo dia 19/03/2014, protocolos YYY e YYY, pois pago um plano 4G e às vezes nem o sinal 2G pega. O 3G é horrível. Todas as outras operadoras funcionam aqui, menos a VIVO. As pessoas me ligam e cai na caixa posta. Horrível.”

No dia 01/04/2014 me ligaram da VIVO, e me falaram que abririam um chamado para o departamento de engenharia, para que eles verificassem se havia alguma falha na localidade. Nessa mesma ligação, me deram um desconto de 50 pilas, falaram que acompanhariam através de protocolo interno e ficaram de efetuar um contato posterior para me posicionar.
Nisso a reclamação foi fechada.
Dias depois eu recebi uma nova fatura, dessa vez com o desconto dos 50 reais. O detalhe é que minha fatura vence dia 1, então quando eles me ligaram a primeira vez eu já tinha pagado a fatura. Aí eles me mandaram essa mesma fatura com vencimento dia 17 (se não me engano).
Quando recebi essa fatura, percebi que ninguém tinha me ligado (fiquei feliz pelo desconto e esqueci de reparar se me ligariam mesmo).
Reabri a solicitação no dia 14:

“Disponibilizaram um desconto de 50 reais na minha fatura que já havia sido paga no dia 01/04. Espero que este valor seja transferido para a próxima fatura. Mas reabri a reclamação, pois ninguém entrou em contato comigo após o contato inicial e a minha rede continua com MUITOS problemas. Hoje mesmo já fiquei sem rede umas 10 vezes. Nesse exato momento está dizendo que tem sinal 3G, mas não consigo acessar internet.
Agradeço o desconto na fatura (que espero seja descontado da próxima fatura a ser paga, e não da que já havia sido paga), mas desconto em fatura não resolve o problema.
Aguardo.”

No dia 28 (segunda), quando cheguei ao trabalho, vi que tinha um email da ANATEL falando que a VIVO tinha finalizado minha reclamação no sábado.

“Referente à solicitação Anatel XXX, onde cliente informa dificuldade referente ao serviço de Voz na linha XXX.Informamos que realizamos analise em sistema e não há bloqueio(vide anexo), a linha encontra-se ativa e aprovisionada corretamente em sistema(vide anexo). Após análise da área de engenharia na localidade reclamada evidenciamos que os sites (antenas) que atendem a localidade estão dentro dos parâmetros estipulados pela Anatel. No intuito de prestar os devidos esclarecimentos, efetuamos tentativas de contato nos números XXX e XXX, contudo sem êxito. Em anexo carta enviada via correio. Para esta solicitação colocamo-nos a disposição para eventuais questionamentos, sobre esta solicitação, através de nossa central de relacionamento XXX ou através do e-mail XXX”

Olhei se tinha mesmo recebido alguma ligação e pensei que só poderiam estar me fazendo de palhaça (o que já poderia ter constatado antes, concordam?). Eles tinham me ligado 6 vezes, num intervalo de 7 minutos, ou seja, se eu estivesse tomando banho (ou defecando, ou fazendo outras zilhões de coisas) eu nem teria tomado conhecimento. Aí olhei as evidências que eles me mandaram e eram prints do site da vivo falando que aqui tem cobertura 3G.
É ca-la-ro que reabri a solicitação, pois se querem guerra, façamos guerra.

“Vocês me ligaram no sábado, entre 10:06 e 10:13. Eu poderia estar fazendo trilhões de coisas nesse período, então vocês deveriam ter tentado em outro período.
Ademais, se eu contratei um plano de vocês, obviamente eu verifiquei se havia cobertura nos endereços onde tenho interesse. Havendo cobertura, mesmo que só 3G, contratei. Se agora estou reclamando que fico sem sinal, é porque estou ficando sem sinal. Há cobertura? Ótimo. Mas eu estou informando que é uma cobertura que deixa muito a desejar.
Já informei também que a má cobertura é SOMENTE em horários de pico, onde há muitos usuários ativos. De manhã e de noite o 3G funciona perfeitamente. Porém, informo, não pago um plano para usar só de manhã e de noite, mas sim o dia inteiro.
Entrar em contato não resolve o problema.”

Opa, dessa vez foi rápido, pois já no dia seguinte (dia 29) me ligaram.
Eu achei engraçado, pois o cara que me ligou estava me tratando muito mal, com desdém e, deu muito na cara, estava querendo me encher de tapas na cara. Relembrando, acho que ele devia estar pensando “puta mulher chata pra kct” enquanto conversava comigo.
Eu expliquei toda a lenga-lenga novamente, que ali na rua o sinal pega, que do outro lado da esquina pega 4G, que só é ruim quando a empresa está cheia, que de noite pega que é uma beleza, e por aí vai.
Ele queria me convencer que eles tentaram me ligar diversas vezes e que por isso encerraram o chamado. Falei que se eles queriam conversar comigo eles deveriam ter dado um intervalo maior de tempo, pois me ligar entre 10:06 e 10:13 não é um intervalo decente. Ele disse que eles “sempre” ligam em intervalos de uma hora, e eu retruquei que eu tenho aqui os registros das chamadas e que sei do que estou falando. Aí ele deu uma suspirada (deve ter me mandado lá praquele lugar em pensamento), e falou “tá bom senhora”, e finalizou o assunto.
Aí me disse que ia abrir um chamado pra engenharia. Nisso eu obviamente percebi o looping, e perguntei se eles ficariam abrindo chamados pra engenharia e encerrando a reclamação na ANATEL pro resto da vida. Hahaha. Ele, que já estava puto comigo, ficou mais puto ainda, e disse que não, que eles entrariam em contato para responder a solicitação (ó o looping aqui novamente).

Bom, não tenho o que fazer senão esperar. Por hora eu ainda estou me divertindo (provavelmente tanto quanto eles), mas no futuro, se realmente não resolverem o problema do sinal, eu terei que mudar meu plano pra outra operadora.
O pior é que se todos os que tiverem VIVO aqui na empresa mudarem pra mesma outra operadora, essa outra vai ficar um desastre, assim como a VIVO é hoje.
Eu estou tentando fazer uma campanha pra galera aqui abrir reclamação na ANATEL também, mas ninguém gosta de mexer com essas coisas. Aliás, nem eu. Mas puxa, pagar uma pequena fortuna por mês e não conseguir nem fazer ligação é complicado né?
Pela internet não funcionar até que tudo bem... Mas ficar sem sinal é muito crítico...
Ficamos assim na expectativa do próximo contato por parte da operadora, ou então da próxima reabertura do chamado. Eles tem 5 dias úteis pra me ligar, e se não ligarem, voilà, GUERRA!

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